segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DA ENERGIA DA MENTE À ENERGIA ESPIRITUAL


DA ENERGIA DA MENTE À ENERGIA ESPIRITUAL





Libertar-se da resistência é mais fácil de dizer do que de fazer. Continuo a não perceber claramente como o fazer. Se me disser que é através da rendição, a pergunta continua a ser: "Como?"

Comece por reconhecer que há resistência. Esteja lá quando ela acontece, quando a resistência se ergue. Observe como a sua mente a cria, como classifica a situação, o classifica a si ou aos outros. Veja que processos de pensamento estão envolvidos. Sinta a energia da emoção. Ao observar a resistência, verá que ela não serve para nada. Ao concentrar toda a sua atenção no Agora, a resistência inconsciente torna-se consciente e chega ao fim. Não se pode ser consciente e infeliz, consciente e negativo. A negatividade, a inconsciência e todas as outras formas de sofrimento indicam a presença de resistência, e a resistência é sempre inconsciente.

Certamente que posso estar consciente dos meus sentimentos de infelicidade?

Você escolheria a infelicidade? Se não a escolheu, como é que ela surgiu? Qual a sua finalidade? O que a mantém viva? Você diz que está consciente dos seus sentimentos de infelicidade, mas na verdade está identificado com eles e mantém o processo vivo através do seu pensar compulsivo. Tudo isso é inconsciente. Se estivesse consciente, isto é, totalmente presente no Agora, toda a negatividade desapareceria quase instantaneamente. Não poderia sobreviver na sua presença. Só pode sobreviver na sua ausência. Até mesmo o corpo de dor não pode sobreviver por muito tempo na sua presença. Você mantém a infelicidade viva ao dar-lhe tempo. É esse o seu sangue vital. Retire-lhe tempo através de um intenso reconhecimento do momento presente e ela morrerá. Mas será que você quer que ela morra? Estará realmente farto dela? Quem seria você sem ela?

Até praticar a rendição, a dimensão espiritual é uma coisa sobre a qual você lê, fala, age, escreve livros, pensa, e em que acredita – ou não, consoante o caso. Não tem qualquer importância. Até você se render, ela não se torna uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que emanará e que então tomará conta da sua vida será de uma frequência vibratória muito mais elevada do que a energia da mente que ainda governa o nosso mundo – a energia que criou as estruturas sociais, políticas e económicas existentes na nossa civilização, e que também se perpetua continuamente a si própria

através dos nossos sistemas educativos e dos meios de comunicação social. Através da rendição, a energia espiritual chega a este mundo. Ela não cria sofrimento para si próprio, nem para os outros seres humanos ou para qualquer forma de vida no planeta. Ao contrário da energia da mente, ela não polui a Terra e não está sujeita à lei das polaridades, que dita que nada pode existir sem o seu oposto, que não pode haver o bem sem o mal. Aqueles que se guiam pela energia da mente, que ainda é a grande maioria da população da Terra, permanecem inconscientes da existência da energia espiritual. Esta pertence a uma ordem de realidade diferente e criará um mundo diferente quando um número suficiente de seres humanos entrar no estado de rendição, libertando-se assim totalmente da negatividade. Se a Terra tiver de sobreviver, será essa a energia dos que a habitam.

Jesus referiu-se a essa energia quando fez a sua famosa afirmação profética no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados sejam os mansos; eles possuirão a Terra." É uma presença silenciosa mas intensa que desfaz os padrões inconscientes da mente. Estes poderão continuar activos por algum tempo, mas deixarão de governar a sua vida. As condições externas que resistiam também tendem a alterar-se ou a desfazer-se rapidamente através da rendição. Ela tem o imenso poder de transformar situações e pessoas. Se as condições não se alterarem imediatamente, a sua aceitação do Agora permitirá que você se eleve acima delas. De uma maneira ou de outra, você ficará livre.
 
Livro: O Poder do Agora


Autor: Eckhart Tolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário